Os Maias - Trabalho de Grupo
Tema A
A Educação no séc. XIX ( modelos educacionais )
F Pretende-se conhecer a educação ministrada aos portugueses dos finais do século passado.
Atenta nos seguintes aspectos:
- a problemática da educação como determinante
ou não do comportamento
- confronto de dois tipos de educação (
tradicional portuguesa/inglesa ) pondo em destaque as características de ambas.
- Educação
para rapazes e educação para raparigas
- Educação e carácter
- Comparação entre a educação oitocentista e a contemporânea
Consulta:
- Capítulo I e III do romance Os Maias
- Todas as passagens que dizem respeito à
educação presentes na obra
- Textos do Manual ou outros relacionados com o tema
- Textos distribuídos ou indicados pela professora
------------------------------------------------------------------------------
Os Maias - Trabalho de Grupo
Tema B
A
Condição Feminina: Casamento e Adultério
F Pretende-se
conhecer o papel da mulher na sociedade do século XIX.
Atenta nos seguintes aspectos:
- A condição da mulher, através das personagens
femininas
- A subalternidade da mulher em relação ao
homem
- As mulheres retratadas através do ponto de
vista masculino
- Relação casamento e adultério
- Tema recorrente nos romances do séc. XIX
Consulta:
- Passagens do romance que analisem
personagens femininas (Raquel Cohen/Condessa de Gouvarinho/M_Eduarda)
- Textos do Manual ou outros relacionados com o tema
- Textos distribuídos ou indicados pela professora
..................................................................................................
Os Maias - Trabalho de Grupo
Tema C
Política, Finanças e Jornalismo
F Pretende-se
conhecer um certo tipo de jornalismo na segunda metade do séc.XIX .
Atenta nos seguintes aspectos:
- As personagens Gouvarinho e Cohen,
representantes da política e finanças.
-
Jornalismo praticado pelos jornais da época
- O
compadrio e a cunha presente no meio.
- A falsidade de certas notícias.
- O perfil e o carácter dos jornalistas .
Consulta:
- Passagens do romance relacionadas com o
jornalismo ( A Tarde, A Corneta do Diabo e A Gazeta Ilustrada)
- Textos do Manual ou outros relacionados com o tema
- Textos distribuídos ou indicados pela
professora
.........................................................................
Os Maias - Trabalho de Grupo
Tema D
Jantares, Serões, Corridas, Saraus
F Pretende-se
conhecer os divertimentos da aristocracia lisboeta.
Atenta nos seguintes aspectos:
- Ambientes de festa
e convívio.( Jantar no Hotel Central; Jantar em casa dos Gouvarinhos; Corridas
do Hipódromo de Belém; Sarau
no Teatro da Trindade)
- Falta de postura
da alta aristocracia lisboeta. ( Ser e parecer).
- Imitação barata
dos divertimentos estrangeiros.
- Ostentação da alta sociedade da capital.
Consulta:
- Passagens do romance que contêm os episódios
acima referidos.
- Textos do Manual ou outros relacionados com o tema
- Textos distribuídos ou indicados pela
professora
......................................................................................................................................
Os Maias - Trabalho de Grupo
Tema E
A Moda
F Pretende-se conhecer a moda da época.
Atenta nos seguintes aspectos:
- A moda como
reflexo da vida social.
- Tendências da moda
na 2ª metade do séc. XIX.
- A toilette
feminina.
- A toilette
masculina.
- A sedução através do traje.
Consulta:
- Passagens do romance em que são fornecidos detalhes sobre a moda.
- Textos do Manual ou outros relacionados com o tema
- Textos distribuídos ou indicados pela
professora
......................................................................................................................
Os Maias - Trabalho de Grupo
Tema F
A
Educação no séc. XIX ( modelos educacionais )
F Pretende-se
conhecer a educação ministrada aos portugueses dos finais do século passado.
Atenta nos seguintes aspectos:
- a problemática da educação como determinante
ou não do comportamento
- confronto de dois tipos de educação (
tradicional portuguesa/inglesa ) pondo em destaque as características de ambas.
- Educação para rapazes e educação para raparigas
- Educação e carácter
- Comparação entre a educação oitocentista e a
contemporânea
Consulta:
- Capítulo I e III do romance Os Maias
- Todas as passagens que dizem respeito à
educação presentes na obra
- Textos do Manual ou outros relacionados com o tema
- Textos distribuídos ou indicados pela professora
.....................................................................................................................................
Os Maias - Trabalho de Grupo
Tema G
A Condição Masculina
F Pretende-se
conhecer o papel do homem na sociedade do século XIX.
Atenta nos seguintes aspectos:
- A condição do homem, através das personagens masculinas
- O diletantismo e o dandismo
- A superioridade masculina em relação à
mulher.
- Relação casamento e adultério
- Tema recorrente nos romances do séc. XIX
Consulta:
- Passagens do romance que analisem
personagens masculinas ( Carlos da Maia; João da Ega…)
- Textos do Manual ou outros relacionados com o tema
- Textos distribuídos ou indicados pela
professora