Translate

domingo, 9 de outubro de 2022

                      Os Maias  - Trabalho de Grupo

Tema A

      A Educação no séc. XIX ( modelos educacionais )

F Pretende-se conhecer a educação ministrada aos portugueses dos finais do século passado.

Atenta nos seguintes aspectos:

- a problemática da educação como determinante ou não do comportamento

- confronto de dois tipos de educação ( tradicional portuguesa/inglesa ) pondo em destaque as características     de ambas.

- Educação para rapazes e educação para raparigas

- Educação e carácter

- Comparação entre a educação oitocentista e a contemporânea

Consulta:

 

- Capítulo I e III do romance Os Maias

- Todas as passagens que dizem respeito à educação presentes na obra

- Textos do Manual  ou outros relacionados com o tema

- Textos distribuídos  ou indicados pela professora

------------------------------------------------------------------------------

                     Os Maias  - Trabalho de Grupo

Tema B

   A Condição Feminina: Casamento e Adultério

 

F Pretende-se conhecer o papel da mulher na sociedade do século XIX.

 

Atenta nos seguintes aspectos:

 

- A condição da mulher, através das personagens femininas

- A subalternidade da mulher em relação ao homem

- As mulheres retratadas através do ponto de vista masculino

- Relação casamento e adultério

- Tema recorrente nos romances do séc. XIX

 

Consulta:

 

- Passagens do romance que analisem personagens femininas (Raquel Cohen/Condessa de Gouvarinho/M_Eduarda)

- Textos do Manual  ou outros relacionados com o tema

- Textos distribuídos ou indicados pela professora

 ..................................................................................................

                     Os Maias  - Trabalho de Grupo

Tema C

 

          Política, Finanças e Jornalismo

 

F Pretende-se conhecer um certo tipo de jornalismo na segunda metade do séc.XIX  .

 

Atenta nos seguintes aspectos:

 

- As personagens Gouvarinho e Cohen, representantes da política e finanças.

-  Jornalismo praticado pelos jornais da época

-  O compadrio e a cunha presente no meio.

- A falsidade de certas notícias.

- O perfil e o carácter dos jornalistas .

 

Consulta:

 

- Passagens do romance relacionadas com o jornalismo ( A Tarde, A Corneta do Diabo e A Gazeta Ilustrada)

- Textos do Manual  ou outros relacionados com o tema

- Textos distribuídos ou indicados pela professora

.........................................................................

 

                     Os Maias  - Trabalho de Grupo

Tema D

 

     Jantares, Serões, Corridas, Saraus

 

F Pretende-se conhecer os divertimentos da aristocracia lisboeta.

 

Atenta nos seguintes aspectos:

 

- Ambientes de festa e convívio.( Jantar no Hotel Central; Jantar em casa dos Gouvarinhos; Corridas do           Hipódromo de Belém; Sarau no Teatro da Trindade)

- Falta de postura da alta aristocracia lisboeta. ( Ser e parecer).

- Imitação barata dos divertimentos estrangeiros.

- Ostentação da alta sociedade da capital.

 

Consulta:

 

- Passagens do romance que contêm os episódios acima referidos.

- Textos do Manual  ou outros relacionados com o tema

- Textos distribuídos ou indicados pela professora

......................................................................................................................................

                     Os Maias  - Trabalho de Grupo

Tema E

 

A Moda

 

F Pretende-se conhecer a moda da época.

 

Atenta nos seguintes aspectos:

 

- A moda como reflexo da vida social.

- Tendências da moda na 2ª metade do séc. XIX.

- A toilette feminina.

- A toilette masculina.

- A sedução através do traje.


Consulta:

 

- Passagens do romance  em que são fornecidos detalhes sobre a moda.

- Textos do Manual  ou outros relacionados com o tema

- Textos distribuídos ou indicados pela professora

......................................................................................................................

                     Os Maias  - Trabalho de Grupo


Tema F

 

              A Educação no séc. XIX ( modelos educacionais )

 

F Pretende-se conhecer a educação ministrada aos portugueses dos finais do século passado.

 

Atenta nos seguintes aspectos:

 

- a problemática da educação como determinante ou não do comportamento

- confronto de dois tipos de educação ( tradicional portuguesa/inglesa ) pondo em destaque as características     de ambas.

- Educação para rapazes e educação para raparigas

- Educação e carácter

- Comparação entre a educação oitocentista e a contemporânea

 

Consulta:

- Capítulo I e III do romance Os Maias

- Todas as passagens que dizem respeito à educação presentes na obra

- Textos do Manual  ou outros relacionados com o tema

- Textos distribuídos  ou indicados pela professora

.....................................................................................................................................

                     Os Maias  - Trabalho de Grupo

 

Tema G

 

A Condição Masculina

 

F Pretende-se conhecer o papel do homem na sociedade do século XIX.

 

Atenta nos seguintes aspectos:

 

- A condição do homem, através das personagens masculinas

- O diletantismo e o dandismo

- A superioridade masculina em relação à mulher.

- Relação casamento e adultério

- Tema recorrente nos romances do séc. XIX

 

Consulta:

 

- Passagens do romance que analisem personagens masculinas ( Carlos da Maia; João da Ega…)

- Textos do Manual  ou outros relacionados com o tema

- Textos distribuídos ou indicados pela professora