Translate

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Trabalho de grupo OS MAIAS

 Os Maias  - Trabalho de Grupo

 

Tema A

                                           A Educação no séc. XIX (modelos educacionais)

 

F Pretende-se conhecer a educação ministrada aos portugueses dos finais do século XIX.

 

Atenta nos seguintes aspetos:

 

- a problemática da educação como determinante ou não do comportamento

- confronto de dois tipos de educação ( tradicional portuguesa/inglesa) pondo em destaque as características     de ambas.

- Educação para rapazes e educação para raparigas

- Educação e carácter

- Comparação entre a educação oitocentista e a contemporânea

- Leitura de um excerto do livro relacionado com o tema


Consulta:

- Capítulo I e III do romance Os Maias

- Passagens que dizem respeito à educação  presentes na obra

- Textos do Manual do 11º ano ou outros relacionados com o tema

- Textos indicados pela professora; investigados na net…

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------            

Tema B

                                           A Condição Feminina: Casamento e Adultério

 

F Pretende-se conhecer o papel da mulher na sociedade do século XIX.

 

Atenta nos seguintes aspetos:

 

- A condição da mulher, através das personagens femininas

- A subalternidade da mulher em relação ao homem

- As mulheres retratadas através do ponto de vista masculino

- Relação casamento e adultério

- Tema recorrente nos romances do séc. XIX

- Comparação entre a mulher oitocentista e a contemporânea

- Leitura de um excerto do livro relacionado com o tema

 

Consulta:

 

- Passagens do romance que analisem personagens femininas (Raquel Cohen/Condessa de Gouvarinho/M_Eduarda)

- Textos do Manual do 11º ano ou outros relacionados com o tema

- Textos indicados pela professora; investigados na net…



Tema C

 

                                                        Política, Finanças e Jornalismo

 

F Pretende-se conhecer um certo tipo de jornalismo na segunda metade do séc.XIX  .

 

Atenta nos seguintes aspetos:

 

- As personagens Gouvarinho e Cohen, representantes da política e finanças

- Jornalismo praticado pelos jornais da época

- O compadrio e a cunha presente no meio

- A falsidade de certas notícias

- O perfil e o carácter dos jornalistas.

- Comparação entre a informação oitocentista e a contemporânea

- Leitura de um excerto do livro relacionado com o tema

 

 

 

Consulta:

 

- Passagens do romance relacionadas com o jornalismo (A Tarde, A Corneta do Diabo e A Gazeta Ilustrada)

- Textos do Manual do 11º ano ou outros relacionados com o tema

- Textos indicados pela professora; investigados na net…

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 

Tema D

 

                                           Jantares, Serões, Corridas, Saraus

 

F Pretende-se conhecer os divertimentos da aristocracia lisboeta.

 

Atenta nos seguintes aspetos:

 

- Ambientes de festa e convívio.( Jantar no Hotel Central; Jantar em casa dos Gouvarinhos; Corridas do  Hipódromo de Belém; Sarau no Teatro da Trindade)

- Falta de postura da alta aristocracia lisboeta (Ser e parecer)

- Imitação barata dos divertimentos estrangeiros

- Ostentação da alta sociedade da capital

- Comparação entre a vida cultural oitocentista e a contemporânea

- Leitura de um excerto do livro relacionado com o tema

 

 

Consulta:

 

- Passagens do romance que contêm os episódios acima referidos.

- Textos do Manual do 11º ano ou outros relacionados com o tema

- Textos indicados pela professora; investigados na net…


 

Tema E

 

A Moda

 

F Pretende-se conhecer a moda da época.

 

 

Atenta nos seguintes aspetos:

 

- A moda como reflexo da vida social

- Tendências da moda na 2ª metade do séc. XIX

- A toilette feminina

- A toilette masculina

- A sedução através do traje

- Comparação entre a moda oitocentista e a contemporânea

- Leitura de um excerto do livro relacionado com o tema

 

 

Consulta:

 

- Passagens do romance em que são fornecidos detalhes sobre a moda.

- Textos do Manual do 11º ano ou outros relacionados com o tema

- Textos indicados pela professora; investigados na net…

 

                    

Tema F

 

                                           A Educação no séc. XIX (modelos educacionais)

 

F Pretende-se conhecer a educação ministrada aos portugueses dos finais do século passado.

 

Atenta nos seguintes aspetos:

 

- a problemática da educação como determinante ou não do comportamento

- confronto de dois tipos de educação ( tradicional portuguesa/inglesa ) pondo em destaque as características     de ambas.

- Educação para rapazes e educação para raparigas

- Educação e carácter

- Comparação entre a educação oitocentista e a contemporânea

- Leitura de um excerto do livro relacionado com o tema

 

 

Consulta:

- Capítulo I e III do romance Os Maias

- Todas as passagens que dizem respeito à educação presentes na obra

- Comparação entre a educação da mulher oitocentista e a contemporânea

- Textos do Manual do 11º ano ou outros relacionados com o tema

- Textos indicados pela professora; investigados na net…

 

 

Tema G

 

A Condição Masculina

 

F Pretende-se conhecer o papel do homem na sociedade do século XIX.

 

Atenta nos seguintes aspetos:

 

- A condição do homem, através das personagens masculinas

- O diletantismo e o dandismo

- A superioridade masculina em relação à mulher

- Relação casamento e adultério

- Tema recorrente nos romances do séc. XIX

- Comparação entre o homem oitocentista e o contemporâneo

- Leitura de um excerto do livro relacionado com o tema

 

Consulta:

 

- Passagens do romance que analisem personagens masculinas (Carlos da Maia; João da Ega…)

- Textos do Manual do 11º ano ou outros relacionados com o tema

- Textos indicados pela professora; investigados na net…