Os Maias - Trabalho de Grupo
Tema A
A
Educação no séc. XIX (modelos educacionais)
F Pretende-se conhecer a educação ministrada aos
portugueses dos finais do século XIX.
Atenta nos seguintes aspetos:
- a problemática da educação como determinante
ou não do comportamento
- confronto de dois tipos de educação (
tradicional portuguesa/inglesa) pondo em destaque as características de ambas.
- Educação
para rapazes e educação para raparigas
- Educação e carácter
- Comparação entre a educação oitocentista e a
contemporânea
- Leitura de um excerto do livro relacionado com o tema
Consulta:
- Capítulo I e III do romance Os Maias
- Passagens que dizem respeito à educação presentes na obra
- Textos do Manual do 11º ano ou outros
relacionados com o tema
- Textos indicados pela professora;
investigados na net…
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tema B
A
Condição Feminina: Casamento e Adultério
F Pretende-se conhecer o papel da mulher
na sociedade do século XIX.
Atenta nos seguintes aspetos:
- A condição da mulher, através das personagens
femininas
- A subalternidade da mulher em relação ao
homem
- As mulheres retratadas através do ponto de
vista masculino
- Relação casamento e adultério
- Tema recorrente nos romances do séc. XIX
- Comparação entre a mulher oitocentista e a
contemporânea
- Leitura de um excerto do livro relacionado
com o tema
Consulta:
- Passagens do romance que analisem
personagens femininas (Raquel Cohen/Condessa de Gouvarinho/M_Eduarda)
- Textos do Manual do 11º ano ou outros
relacionados com o tema
- Textos indicados pela professora;
investigados na net…
Tema C
Política, Finanças e
Jornalismo
F
Pretende-se conhecer um certo tipo de jornalismo na segunda metade do séc.XIX .
Atenta nos seguintes aspetos:
- As personagens Gouvarinho e Cohen,
representantes da política e finanças
- Jornalismo praticado pelos jornais da época
- O compadrio e a cunha presente no meio
- A falsidade de certas notícias
- O perfil e o carácter dos jornalistas.
- Comparação entre a informação oitocentista e
a contemporânea
- Leitura de um excerto do livro relacionado
com o tema
Consulta:
- Passagens do romance relacionadas com o
jornalismo (A Tarde, A Corneta do Diabo e
A Gazeta Ilustrada)
- Textos do Manual do 11º ano ou outros
relacionados com o tema
- Textos indicados pela professora;
investigados na net…
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tema D
Jantares, Serões, Corridas, Saraus
F Pretende-se conhecer os divertimentos
da aristocracia lisboeta.
Atenta nos seguintes aspetos:
- Ambientes de festa
e convívio.( Jantar no Hotel Central; Jantar em casa dos Gouvarinhos; Corridas
do Hipódromo de Belém; Sarau no
Teatro da Trindade)
- Falta de postura
da alta aristocracia lisboeta (Ser e parecer)
- Imitação barata
dos divertimentos estrangeiros
- Ostentação da alta
sociedade da capital
- Comparação entre a vida cultural
oitocentista e a contemporânea
- Leitura de um excerto do livro relacionado
com o tema
Consulta:
- Passagens do romance que contêm os episódios
acima referidos.
- Textos do Manual do 11º ano ou outros
relacionados com o tema
- Textos indicados pela professora;
investigados na net…
Tema E
A Moda
F Pretende-se conhecer a moda da época.
Atenta nos seguintes aspetos:
- A moda como
reflexo da vida social
- Tendências da moda
na 2ª metade do séc. XIX
- A toilette
feminina
- A toilette
masculina
- A sedução através
do traje
- Comparação entre a moda oitocentista e a
contemporânea
- Leitura de um excerto do livro relacionado
com o tema
Consulta:
- Passagens do romance em que são fornecidos
detalhes sobre a moda.
- Textos do Manual do 11º ano ou outros
relacionados com o tema
- Textos indicados pela professora;
investigados na net…
Tema F
A
Educação no séc. XIX (modelos educacionais)
F Pretende-se conhecer a educação
ministrada aos portugueses dos finais do século passado.
Atenta nos seguintes aspetos:
- a problemática da educação como determinante
ou não do comportamento
- confronto de dois tipos de educação (
tradicional portuguesa/inglesa ) pondo em destaque as características de ambas.
- Educação para rapazes e educação para raparigas
- Educação e carácter
- Comparação entre a educação oitocentista e a
contemporânea
- Leitura de um excerto do livro relacionado
com o tema
Consulta:
- Capítulo I e III do romance Os Maias
- Todas as passagens que dizem respeito à
educação presentes na obra
- Comparação entre a educação da mulher
oitocentista e a contemporânea
- Textos do Manual do 11º ano ou outros
relacionados com o tema
- Textos indicados pela professora;
investigados na net…
Tema G
A Condição Masculina
F Pretende-se conhecer o papel do homem
na sociedade do século XIX.
Atenta nos seguintes aspetos:
- A condição do homem, através das personagens masculinas
- O diletantismo e o dandismo
- A superioridade masculina em relação à
mulher
- Relação casamento e adultério
- Tema recorrente nos romances do séc. XIX
- Comparação entre o homem oitocentista e o
contemporâneo
- Leitura de um excerto do livro relacionado
com o tema
Consulta:
- Passagens do romance que analisem
personagens masculinas (Carlos da Maia; João da Ega…)
- Textos do Manual do 11º ano ou outros
relacionados com o tema
- Textos indicados pela professora;
investigados na net…

