O Parnasianismo
Teoria da arte pela arte, do culto da musicalidade e do trabalho escultórico da língua.
Surrealismo
Movimento
artístico, literário e cinematográfico que se desenvolveu a partir do dadaísmo
por volta de 1922. Chefiados por André Breton, que apresentou o Manifesto
Surrealista (1924), os surrealistas procuraram formas de expressão
imediatistas, comandadas por visões do subconsciente. Exploraram variados
estilos e técnicas, e o movimento tornou‑se na força dominante na arte
ocidental entre as duas grandes guerras mundiais.
O surrealismo seguiu a teoria freudiana do inconsciente e a sua técnica de «associação livre», de modo a iludir o controlo do consciente. Exemplo são as imagens oníricas pintadas num estilo realista (Salvador Dalí, René Magritte). Picasso trabalhou numa orientação surrealista durante algum tempo, no início dos anos 20.
Os poetas Louis Aragon e Paul Éluard fizeram também parte do movimento, bem como o realizador
Luis Buñuel.
Simbolismo
Movimento
literário e artístico iniciado em França na segunda metade do séc.XIX e que
constitui uma reacção contra o realismo.
Os
simbolistas de então procuraram representar a vida mediante o emprego de
símbolos e imagens. Os principais dirigentes deste movimento foram Baudelaire,
Rimbaud e Verlaine. O grande poeta desta corrente (publicado apenas em 1922)
foi Camilo Pessanha, com o volume Clepsidra, que primou no trabalho,
tipicamente simbolista, da musicalidade da língua e da surpresa das imagens
inesperadas.Cesário Verde é um nome associado também ao realismo e ao
parnasianismo, pelo seu trabalho em verso. Editado apenas em 1901 (O
Livro de Cesário Verde), foi dos poetas que mais contribuíram para o arejamento
e a renovação dos recursos e da linguagem tradicionais da lírica portuguesa.