Translate

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Cavalo Marinho

O cavalo marinho é um peixe relativamente pequeno. Possui olhos que se movimentam de forma interdependente um do outro, boca pequena e situada na extremidade de um focinho tubular, a partir do qual se alimenta. É um animal de hábitos solitários, quando se sente ameaçado permanece imóvel agarrado a algas ou corais, o seu habitat, alterando a sua cor de forma a confundir-se com o meio envolvente. Move-se na vertical, contrariamente à maioria dos outros peixes, tornando-se por isso num nadador lento. No entanto, tem a capacidade de emergir ou mergulhar rapidamente.
Posso de certa forma associar-me a este peixe devido a todas as características naturais do mesmo. Assim como o cavalo marinho, sou eu também fisicamente pequena. Os olhos que se movimentam de forma interdependente um do outro tem que ver com a minha capacidade de estar atenta a mais do que uma situação; embora me concentre em mim mesma e na minha vida, nunca deixo de estar atenta e preocupada com as pessoas que me rodeiam. Sou demasiado reservada no que toca ao que penso e ao que sinto, tenho por isso “boca pequena”, assim como o cavalo marinho. Tenho também “hábitos solitários”, isto é, em alguma situação adversa isolo-me, mantenho-me na minha zona de conforto, na qual tento passar despercebida e não chamar a atenção, é por isso a minha forma de me proteger. Sou uma pessoa muito calma e pacífica, tal como a forma de o cavalo marinho se deslocar: de forma lenta. No entanto, apesar desta calma que me caracteriza, sou muitas vezes impulsiva em termos do que digo, falo sem pensar, assim como o cavalo marinho que emerge ou mergulha rapidamente. Esta sua característica tem também que ver com as minhas rápidas mudanças de humor: tanto estou em alta a rir, como rapidamente afundo e fico triste e pensativa.