Translate

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Num texto bem estruturado, com um mínimo de 200 e um máximo de 300 palavras, apresenta uma reflexão sobre
O estado da sociedade portuguesa na atualidade.

     A tese apresentada remete para a crença num estado de incerteza e de cansaço num país financeira e emocionalmente desgastado.
     Por um lado, perante as dificuldades económicas e a situação de crise continuamente posta em relevo pelos meios de comunicação social e pelo poder político, os portugueses sentem-se abatidos e emocionalmente exaustos. Com o aumento do desemprego e a constante subida de preços, frequentemente se refugiam em queixumes e na crítica a aspetos menos bem conseguidos da governação nacional, gerando controvérsias e confrontos entre diferentes pontos de vista acerca das mesmas medidas políticas. Veja-se, por exemplo, o caso dos cortes nos vencimentos dos funcionários públicos, sobre o qual se pronunciaram várias personalidades, grupos e cidadãos anónimos, nem sempre expressando o mesmo ponto de vista.
     Por outro lado, os portugueses sentem que as energias que investem no bem-estar e progresso da sociedade, com o contributo do seu trabalho e dos seus impostos, nem sempre são reconhecidas como desejariam. Assim, não deixam de expressar a sua insatisfação e o seu desagrado, utilizando os meios que têm à sua disposição. Entre outros, fazem-no através de cartas às entidades competentes, cartas-abertas divulgadas nos media, petições dirigidas a organismos nacionais ou internacionais e que ganham enorme divulgação e visibilidade quando circulam na internet. A rua tornou-se também um lugar de protesto, porque palco de inúmeras manifestações levadas a cabo por grupos das mais variadas proveniências políticas e profissionais.
Em suma, a sociedade portuguesa, perante o ambiente de pessimismo decorrente da conjuntura atual, busca novas formas de expressão dos sentimentos da população, a fim de se fazer ouvir, dando mostras de uma maior reflexão sobre as suas condições de vida.          
                                                                                                                              (274 palavras)